O que é Zelote em Êxodo?
No Livro de Êxodo na Bíblia, os Zelotes eram um grupo de judeus extremamente nacionalistas e radicais que lutavam contra a ocupação romana na Palestina. Eles acreditavam na libertação de seu povo e estavam dispostos a usar a violência para alcançar seus objetivos.
Origem dos Zelotes
Os Zelotes surgiram durante o período do Segundo Templo em Jerusalém, por volta do século I a.C. Seu nome deriva da palavra grega “zelos”, que significa zelo ou fervor. Eles viam a ocupação romana como uma afronta à soberania de Israel e buscavam restaurar a independência de sua nação.
Atividades dos Zelotes
Os Zelotes realizavam ataques contra as autoridades romanas e seus colaboradores, bem como contra judeus considerados traidores. Eles também promoviam levantes populares e guerrilhas nas regiões ocupadas, buscando enfraquecer o domínio romano e instaurar um governo judaico.
Conflito com os Romanos
A resistência dos Zelotes provocou uma forte repressão por parte das forças romanas, resultando em conflitos sangrentos e na destruição de Jerusalém e do Segundo Templo no ano 70 d.C. Apesar da derrota militar, o espírito de resistência dos Zelotes inspirou gerações posteriores de judeus.
Legado dos Zelotes
O legado dos Zelotes perdura até os dias atuais, sendo lembrados como heróis da resistência judaica contra a opressão estrangeira. Sua luta pela liberdade e independência continua a inspirar movimentos de libertação em todo o mundo.